BLOG

Previna-se contra o Câncer de Próstata

24/11/2017

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A prevenção e os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, pois, apesar de aumentar  a taxa da doença após os 50 anos, ela pode se manifestar em pessoas mais jovens. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos.

 Em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, a doença não apresenta qualquer sintoma, por isso é tão importante a prevenção. Geralmente, os principais sintomas relacionados à próstata são devido a hiperplasia prostática, crescimento benigno da glândula, como jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.

A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia. A atividade física regular tem um papel relevante na prevenção e no tratamento.