Whatsapp

BLOG

Dicas de decoração com simetria

31/08/2017

Sem dúvidas, uma forma bem fácil de compor um ambiente sem o risco de errar é utilizar a simetria. Simetria basicamente é quando a gente repete de um lado tudo que fez do outro, na maioria das vezes fica bom mas é preciso ter cuidado para não ficar monótono.

Por exemplo, em um quarto de casal é só repetir o mesmo criado dos dois lados e também o mesmo abajur. Parece fácil porque é claro que elementos iguais dos dois lados vão combinar. É por isso os designers gostam sempre de “brincar” com a simetria, ou seja, usá-la mas de uma forma que não fique tudo tão óbvio.

Outro exemplo é centralizar o sofá na janela, deixar as duas partes da cortina simétricas e de cada lado do sofá há uma luminária de piso idêntica. Mas para “quebrar” a simetria, “bagunçar” as cores das almofadas, e embaixo da mesa de centro escolher um elemento quadrado e um cilíndrico para fazerem contraste. Isso fez com que a composição simétrica não ficasse monótona e funcionou super.

Se seu desejo é obter um ambiente mais clássico, apostar em traços simétricos é a garantia de obter uma decoração sofisticada e muito organizada, tendo assim um espaço muito mais agradável visualmente. Para garantir a simetria em sua sala de estar, por exemplo, a disposição dos móveis deverá ser mais ou menos assim: se de um lado da sala existe uma poltrona, do outro lado também deverá existir. Não necessariamente elas precisam ser do mesmo tamanho, mas, para quem está inseguro e tem medo de exagerar, a dica é sempre respeitar as mesmas proporções.

FONTE: KZABLOG