Whatsapp

BLOG

Ambientes com decoração de persianas e cortinas de tecido

06/07/2017

Existem diversos tipos de cortinas, algumas são mais adequadas que outras para certos ambientes, tanto pelo material como pela funcionalidade na abertura, proteção e bloqueio solar. Geralmente usamos cortinas de tecido voal sobre o forro também de tecido mais grosso, como linho ou blackout. Pode-se combinar as cortinas de tecido sobre o forro de persianas convencionais de madeira, rolô ou romana. O tecido oferece aconchego para os ambientes, e a persiana como forro trás bloqueio de claridade e proteção solar para qualquer ambiente, em especial salas de TV e quartos. Pode-se também adaptar o sistema automatizado com controle remoto no fechamento das cortinas, que deixa mais moderno e prático.

Cortinas Tradicionais: Combina com quase todos os estilos de decoração, pois possuem uma variedade enorme de tecidos e modelos. Podem ser presas em trilhos ou varões e ter acessórios como pingentes e braçadeiras.

Cortinas Persianas: Elas têm a vantagem de vedar totalmente ou parcialmente a iluminação e também tem a função térmica, na qual podem bloquear a entrada de calor e frio. Antigamente as persianas eram confeccionadas em lâminas plásticas e na posição horizontal. Atualmente podemos encontrar nos mais variados tecidos (juta, linho, tecidos acetinados), cores e padrões (tradicionais - feitas de lâminas plásticas; silhouette - feitas de tecido; plissadas - feitas de tecido pregueado; romanas - quando abertas são erguidas e dobradas em camada; rolô -  quando abertas são enroladas).

Persiana Romana: Sua abertura é feita para cima, porém com tecidos, varetas e cordinhas que permitem que se feche em camadas.

Persiana Rolô: É o modelo mais usado para escurecer totalmente o ambiente e, por isso comumente é usado o tecido blecaute. Permite mais versatilidade, pois é usada como forro de cortina tradicional e quando enrolada pode ficar escondida sob o varão ou sanca, possibilitando escurecer/clarear o ambiente de forma controlada. Nessa possui apenas uma vareta, localizada no final do tecido.