Whatsapp

BLOG

10 Dicas Úteis para Escolher Cortinas

19/01/2017

10 Dicas Úteis para Escolher Cortinas

Dica 1 – Medir bem a largura e altura da janela. É sempre bom uma folga de tecido para a cortina ficar bem cheia e não faltar pano nas laterais. Exemplo: Se a janela tem a largura de 3 metros, pode deixar uma folga de 20 cm para cada lado. Peça sempre esta folga para as empresas que forem instalar as cortinas.

Dica 2 – Utilizar o gesso como elemento para esconder o trilho da cortina. Mesmo sendo este item pensado ainda em obra, ele garante um ótimo acabamento no ambiente. É o que nós arquitetos chamamos de Cortineiro. Que é um acabamento com largura e rebaixo do gesso normalmente é de aproximadamente 15 cm, onde o trilho da cortina fica embutido, mas de acordo com as peças a serem utilizadas podem chegar a 35 cm, vale a pena conversar com seu arquiteto sobre os modelos de cortinas que deseja instalar antes de executar o trabalho do gesso. O cortineiro é bem vindo para muitos ambientes como quarto, sala, cozinha…

Dica 3 – Atenção para luminosidade das laterais das janelas. Caso a janela seja da mesma extensão do ambiente, às vezes fica difícil controlar a quantidade de luz nas laterais. Neste caso, uma barra em gesso pode atuar como uma proteção e bloquear a luz lateral do ambiente. Uma barra de 10 cm a 15 cm pode solucionar o problema. Este problema também ocorre  às vezes em persianas tipo rolô, painel e romana.

Dica 4 – Saber se sua janela tem muita incidência de luz, ou seja, se entra muito sol. Neste caso, será preciso pensar em um bloqueio solar, utilizando mais de uma camada  de tecido para obter um bom resultado. Normalmente, um forro grosso como o blackout é o ideal para compor a primeira camada. Hoje temos opções para blackout com tecidos mais elaborados e mais leves. O blackout é muito bom para quartos, pois ajuda na qualidade do sono, deixando o ambiente mais escuro e fresco.

Dica 5 – A segunda camada da cortina pode ser um tecido mais leve e decorativo, sendo aqui a melhor parte. Neste caso pode ser um tecido voil, renda, seda, palha, linho…tudo vai depender dos elementos presentes no ambiente.

Dica 6 – Utilizar Varões Trilho Suisso de alumínio como acabamento. Uma das sustentações mais práticas e fáceis, pois o varão é fixado direto na parede e possui diversos várias cores, tais como: cromado, fumês, bronze, branco, fosco e pintado com tintas. Neste caso, para obter o tamanho certo do varão, tire a medida da janela e deixe uma folga de aproximadamente 20 cm de cada lado. Assim, o tecido da cortina não fica muito justo e facilita o fechamento.

Dica 7 – Cortinas para salas os tecidos podem ser mais leves e transparentes como microfibra, voil, seda, renda, cambraia.. E também modelos como rolô, romana e painel são ótimas opções para deixar a sala mais moderna.

Dica 8 – Cortinas para sala de home theater devem ser mais pesadas e escuras, para controlar a luminosidade, como as sarjas, crepes e veludos. E persianas motorizadas para salas mais modernas e que possa ter um maior investimento financeiro.

Dica 9 – Cores, composição e texturas. Este talvez seja o item mais difícil, pois requer bom gosto e criatividade. Cores mais neutras são mais atemporais, e não enjoando tanto. As texturas e cores vivas são opções mais ousadas e podem dar um charme a mais no espaço.  

Dica 10 – Conte sempre com a Trilho! Desde 1994, trazemos não só os melhores produtos, mas informamos e auxiliamos o nosso cliente para criar o melhor resultado para o seu projeto.

 

Fonte: http://www.natalianoleto.com.br/